Levando em consideração que são roubados mais de 1 milhão de celulares por ano, colocando o Brasil como o segundo país com maior número de dispositivos roubados por ano, a Policia Militar de Minas Gerais criou uma ferramenta que permite localizar o celular roubado através de um número de identificação do dispositivo chamado IMEI. Denominada de Celular Seguro, o serviço de rastreio celular PM MG está disponível em todo o território nacional. Então, quer conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta? Leia o artigo abaixo!

O que é Celular Seguro

O Celular Seguro é uma ferramenta idealizada pela Polícia Militar de Minas Gerais que possui o objetivo de auxiliar na busca de localização de celulares roubados ou furtados. A localização é realizada por meio do código chamado IMEI, um número individual que identifica cada dispositivo fabricado no mundo todo. Esse código pode ser encontrado na caixa do aparelho ou também discando para o número *#06#. Em alguns casos, existe aparelho que possui dois códigos IMEI.

Embora a ferramenta esteja disponível para todo o território nacional, em algumas cidades o a ferramenta possui um atendimento especifico, como Araxá, Betim, Pirapora, Paracatu, Ibirité, Contagem, Ribeirão das Neves, entre outras.

O Celular Seguro está disponível gratuitamente neste endereço eletrônico: http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro/?path=home/index.

Como funciona Celular Seguro

O funcionamento do Celular Seguro é bem simples e fácil. Não é nenhuma ferramenta de outro mundo. Isto porque a plataforma foi arquitetada para atender à todos os tipos de públicos, desde os leigos até os mais experientes. O Celular Seguro funciona em dispositivos que utilizam os sistemas operacionais Windows Phone, iOS (iPhone) e Android, do Google.

Para que seu celular seja localizado, é preciso que o proprietário faça o Boletim de Ocorrência (BO) quando acontecer o roubo ou furto. Desta forma, quanto a Polícia encontrar este celular nas mãos de outras pessoas, o sistema do Celular Seguro informará a situação atual do aparelho.

Funcionalidades

Com o Celular Seguro, o usuário poderá cadastrar seu telefone no site e receber contato da Policia caso seu celular roubado seja localizado, assim como consultar se um celular foi roubado ou furtado. A ferramenta é bem simples, não conta com milhares de funcionalidade, igual aqueles aplicativos de rastreamento celular. No entanto, esses serviços podem ser bem úteis no momento de recuperar aquele dispositivo.

Celular Seguro – Telefone e E-mail

Durante a utilização do Celular Seguro pode surgir algumas dúvidas à respeito do funcionamento. Desta forma, é preciso que entre em contato com os desenvolvedores da ferramenta. Esse contato pode ser feito por e-mail ou também telefone.

Telefone: (31) 3045-9689

E-mail: celularseguro@pmmg.mg.gov.br

Para evitar que passe por essa situação de roubo ou extravio, a Polícia Militar MG recomenda que evite ao máximo atender celular em via pública, não deixe o aparelho na mesa de bares ou restaurantes e não exponha o celular em via pública para não chamar atenção dos criminosos.

Está com alguma dúvida sobre o celular seguro – serviço de rastreio celular PM MG? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.